sábado, 16 de janeiro de 2016

Pentagrama

http://static.dicionariodesimbolos.com.br/upload/a9/7d/

 O Pentagrama é uma estrela de cinco pontas, não é satânico. Pitágoras usava-o como símbolo de saúde. Em tempos medievais, alguns cavaleiros cristãos usavam o pentagrama como seu símbolo. Para wiccanos modernos o pentagrama significa muitas coisas; as cinco pontas correspondem aos elementos Ar, Terra, Fogo e Água, com o topo representando o Espírito. O pentagrama, em um círculo, pode também representar um humano com braços e pernas esticados, rodeado pela sabedoria universal ou a "Deusa" - humanidade unida ao ambiente. Muitas bruxas e outros pagãos nunca vestem o pentagrama, mas tem outros símbolos de significado especial para si. Em algumas tradições wiccanas, o pentagrama invertido é símbolo de um status de "segundo grau", alguém que se elevou do status de "iniciado". Para membros destas tradições, o pentagrama invertido é considerado altamente positiva e não possui ligação com o satanismo. Um simbolo em si é apenas uma imagem ou marca; a mente e as crenças do observador atribuem a ele um significado particular.

http://1.bp.blogspot.com/-RDllxC0Ek7A/VoFG26PCEDI/AAAAAAAACmk/fxE2CRkK6kM/s200/


Pentagrama na Mitologia


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/65/ Talvez conhecido pelos antigos mesopotâmios (por exemplo, os sumérios), foi muito considerado por Pitágoras, que observou sua relação com o número áureo.

A maioria dos autores opina que o pentagrama foi primeiro conhecido e estudado pelos babilônios e que, daí em diante, o tomaram os pitagóricos devido à coincidente associação do pentágono regular com o cosmos e a ordem divina. Ainda assim, existe quem ponha isso em dúvida, pois o sumário atribuído aos neoplatônicos Eudemo de Rodas e Proclo menciona que os pitagóricos apenas conheciam três dos poliedros regulares, desconhecendo o octaedro e ao icosaedro.

A explicação dada é que eles os conceberam da forma dos cristais naturais e de uma dedução matemática, o que iria contra a herança babilônica.

Desde então, se deu um uso místico-mágico e outro científico; na magia, o pentáculo com sua ponta voltada para cima significa o ser humano (durante a Idade Média, se esboçavam longos pentalfas para, sobre eles, se desenharem figuras humanas, e isto pode se verificar no célebre escrito de Leonardo da Vinci para o livro "A Divina Proporção", de Luca Pacioli). A magia tem o pentagrama como um de seus símbolos principais.

http://2.bp.blogspot.com/-UBkjwwXZKns/VoFRSyyf9QI/AAAAAAAACnA/2TV76VUt0vc/s1600/
Na ciência propriamente dita, a estrela pentagrama é um interessante diagrama que descreve várias leis matemáticas: se encontra representada nos logaritmos, na sequência de Fibonacci, na espiral logarítmica, nos fractais etc.


Magia

A magia tem o pentagrama como um de seus símbolos principais.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f7/
Originalmente símbolo da deusa romana Vênus, foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita.

 Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.

O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, pois é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentagrama maior, e assim sucessivamente.

Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino,o 3, e o feminino, o 2, simbolizando ainda, dessa forma, o andrógino.


Pentagrama na Matemática


http://1.bp.blogspot.com/-NXV4C_stkow/VX0ElGK_JyI/AAAAAAAAA2w/NEUAWC_XpNQ/s1600/Estrela feita pela união dos pontos de um pentágono regular e cinco triângulos isósceles côngruos.

Tal que a razão entre o lado do triângulo e sua base (lado do pentágono) é o número de ouro.


O pentagrama também foi usado como emblema na escola pitagórica, que também denominavam-se pentalfas, seu lema máximo era "Tudo é Número". Os pitagóricos rendiam verdadeiro culto ao número natural, considerando-o como a essência de todas as coisas.


Pentagrama na astronomia e natureza


https://verdademistica.files.wordpress.com/2014/01/
O planeta Vénus descreve um pentagrama perfeito através do plano eclíptico do céu a cada oito anos. Conjunções inferiores sucessivas dele se repetem numa ressonância orbital muito próxima a 13:8 (a Terra orbita 8 vezes para cada 13 órbitas de Vênus), criando uma sequência de precessão pentagrâmica.

As cinco conjunções inferiores do planeta Vênus formam um pentagrama



Pentagrama na religião

Para os pagãos, cada ponta do pentagrama representa um dos cinco elementos da natureza: Ar, Fogo, Água, Terra, e um espírito que a todos coordena.

http://2.bp.blogspot.com/-I7HlOeq0ZQc/T2iT1izOkYI/AAAAAAAACgk/L8Q4sq8Gfck/s1600/Atualmente, muitos usam um pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião .

Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça). Para alguns o pentagrama passa ainda a ser conhecido como "estrela do microcosmo" (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo.


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/49/Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos.


O pentagrama pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.





Pentagrama Invertido

O pentagrama invertido significa a verdade sobre o fato de o Espírito ser apenas uma faceta da matéria. Pode-se observar também que o Pentagrama com duas pontas para cima aparecia, como um dos símbolos da Baphomet. Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos.


Podemos, também, afirmar que são as cinco pontas do corpo humano e que, através delas, são levados, para o interior do corpo, tudo que o Homem adquire com tais pontas (braços, pernas e cabeça). Mas é adquirido de acordo com cada ser Humano, pois, uns levam estas pontas onde desejam, e é de acordo com esses desejos que são introduzidos e exteriorizados a ação e a reação causadas por essas ondas capitadas, que logo introduzidas no ser são revertidas em conhecimentos e repassadas a outrem de acordo com o Eu de cada ser Humano.

http://2.bp.blogspot.com/-IXxDlE0WPBE/VoFWCElS3BI/AAAAAAAACnQ/66itNcYB1To/s400/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada por estar comentando, seu comentário é muito importante.

• Por favor, não faça propagandas nos comentários, se o fizer, seu comentário será excluído.
• Deixo o link do seu blog no final do comentário.
• Não desrespeite ninguém.
• Todos serão respondidos e visitados.


Muito obrigada por visitar o Apatia e Lobos. ♥

Licença Creative Commons
Apatia & Lobos de Andria Von Keller está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://apatiaelobos.blogspot.com.br/p/em-caso-de-duvidas-criticas-sugestao.html.