quinta-feira, 24 de março de 2016

Algumas dicas de desenho.


Olá pessoas!  A primeira dica para quem quer aprender a desenhar ou aprimorar a sua técnica de desenho, é treinar e fazer estudos, sempre. Eu tenho certeza que todas as pessoas que já tem um nível "favorável"de desenho (ou não) já ouviu alguém mencionar sobre o tão famoso "dom". O dom não existe. Ninguém nasce sabendo desenhar, não tem nenhuma pessoa que tenha aprendido a desenhar sem treinamento, não existe nenhum especialista que não tenha se esforçado para chegar em um alto nível. Então, se você realmente quer aprender a desenhar, você precisa praticar sempre e aprender com tentativa e erro.

■ Treine muito, sempre. 

■ Observe.

Aprenda a desenhar aquilo que você está vendo, observe bastante aquilo que você irá desenhar. Quando você aprende a desenhar nunca é bonito, os traços saem tortos e feios muitas vezes, mas como tudo aquilo que você deseja ser bom você precisa se esforçar e dar o melhor de si. Você deve esperar um bom resultado com treinamento, se você realmente se empenhar para que isso aconteça.

Eu tenho o hábito de guardar muitas imagens no meu telefone, colecionar livros e figuras para quando eu precisar de alguma referência. Nessas horas o Google Imagens é um ótimo amigo. Veja muitas referências, tente desenhar aquilo que você não se dá bem desenhando, mesmo que você não goste de desenhar aquilo. Um dia, se você decidir se tornar um profissional você pode muitas vezes ter que desenhar tal coisa. Além de desenhar aquilo que você vê, é fundamental "imaginar", um objeto por exemplo, de todos os ângulos e sendo manipulado.

■ Pesquisa. 

Textura, detalhes (como troncos de árvores, vegetação, pelos, penas, luz e sombra, etc.) Faça estudos, pesquise sobre oque você deseja aprender. Veja referências, livros, procure oque torna o trabalho de um artista interessante para você.

■ Local, calma, paciência e concentração.

O local para desenhar é importante, tem que ser calmo e confortável, limpo e longe da comida. Escolha um lugar onde você não seja interrompido, se for possível, peça para não ser interrompido. Se o desenho demorar muito tempo, faça pausas para lanche e água. Evite comer ao mesmo tempo que desenha. Isso pode marcar a folha e deixar alguma mancha que estrague o desenho. Escolha um lugar com iluminação, evite desenhar no escuro para preservar a saúde dos olhos. O calor é uma ótima forma de tirar a concentração, então escolha um luar arejado para fazer seus desenhos.
Nunca faça um desenho com presa de terminar logo, se você não se sente bem ou não está concentrado para fazer aquilo, não faça, se está desenhando por muito tempo e começa a ficar com as mãos ou olhos cansados, deixe pra depois. As vezes a pressa faz cometermos erros irreversíveis.

■ Tenha um Sketchbook.

Tenha um caderno em branco que você possa sempre levar com você. Anote ideias, observações, pesquisas, livros sobre determinado assunto e referências pra buscar depois. Use ele sempre que pensar ou ver alguma coisa que te chamou atenção, desenhe, rabisque, refaça.

■ Material.

Comece com um material básico. Para começar a desenhar você precisar de um bom lápis, uma borracha, uma folha e um apontador. Vendo que você anda bem no que faz, vamos sair do básico e tentar novas técnicas. Nanquim, tintas, canetinha, aguarela, giz, lápis de cor, tipos diferentes de papeis. Pesquise sobre a técnica que deseja usar.

Uma dica sobre o material inicial:
Pessoalmente, eu prefiro os artigos da Faber Castell, que pra mim , são de ótima qualidade.

 Lápis para desenho. (2H, HB, 2B e 6B)
 Uma borracha branca, que não deixe manchas.
 Caixa de Lápis de cor 12 unidades.
 Um apontador ou estilete.
 Folha de papel branca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada por estar comentando, seu comentário é muito importante.

• Por favor, não faça propagandas nos comentários, se o fizer, seu comentário será excluído.
• Deixo o link do seu blog no final do comentário.
• Não desrespeite ninguém.
• Todos serão respondidos e visitados.


Muito obrigada por visitar o Apatia e Lobos. ♥

Licença Creative Commons
Apatia & Lobos de Andria Von Keller está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://apatiaelobos.blogspot.com.br/p/em-caso-de-duvidas-criticas-sugestao.html.