terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Daruma, um amuleto de boa sorte.


Resultado de imagem para Daruma 
Daruma 

Olá pessoas, nós estamos perto de um novo ano, é uma tradição presentear nossos amigos e familiares, especialmente com amuletos de boa sorte para um ano próspero, um desses amuletos é o Daruma (pronúncia: Darumá), um boneco geralmente vermelho e arredondado, sem braços ou pernas, e inicialmente vem com olhos grandes e brancos, para que você possa fazer um pedido e assim desenhar seus olhos.

Resultado de imagem para Daruma



Resultado de imagem para DarumaA lenda do Daruma conta sobre um monge cujos braços e pernas atrofiaram por ele ter meditadado durante nove anos sem parar, ele permaneceu sem se mover ou fechar seus olhos, por isso o boneco não tem braços e pernas.

Pesquisas dizem que a pronuncia do nome Daruma vem de Dharma.

O Daruma mais comum é o vermelho, porém existem em várias outras cores. O vermelho tem um significado especial para os japoneses, também é a cor das vestes dos monges. É costume dos japoneses levarem o seu Daruma em um templo para queimar no final do ano.

As características dos bonecos são sempre as mesmas, sobrancelhas grosas e barba preta com detalhes em dourado por seu corpo. Também não conseguimos deitar o boneco, pois sua forma redonda e base mais pesada impede que isso aconteça, também com o significado que não podemos desistir dos nossos objetivos.


Resultado de imagem para Daruma


"Em Takasaki-shi, província de Gunma Ken, existe um santuário especial aos Daruma. Diversos artesãos trabalham na confecção dos amuletos, que geralmente são feitos em papel machê.
A barba e sobrancelhas do Daruma são pincelados artesanalmente. As sobrancelhas são pintadas de forma que lembre o pássaro tsuru e a barba em forma de uma tartaruga (kame), dois símbolos de vida longa no Japão."


Os olhos e o pedido


Imagem relacionada


O dono do Daruma é responsável em desenhar os olhos. Primeiro desenhamos um olho, que significa um pedido feito, e deixamos nosso Daruma apenas com esse olho até que o desejo se realize. Depois que o pedido se realizar, é hora de desenhar o outro olho. Apenas um olho pintado funciona como lembrete para trabalharmos duro para que o nosso desejo se realize, e então, o outro olho, significa que conseguimos alcançar nossos objetivos. A tradição consiste em queimar o boneco para que os espíritos saibam o seu pedido não foi esquecido e nem que você desistiu dele.


As cores
(o significado das cores pode variar de acorda com crenças e os países)

Resultado de imagem para Daruma cores

Vermelho: boa sorte, felicidade, proteção. 
 Azul: saúde, longevidade.                             
 Amarelo: segurança.                                     
➡ Preto: fortuna, prosperidade.                       
 Branco: amor, harmonia.                             

Como é feito os Daruma?




Você também vai seguir a tradição? Espero que tenha gostado da leitura de hoje, oyasumi!



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada por estar comentando, seu comentário é muito importante.

• Por favor, não faça propagandas nos comentários, se o fizer, seu comentário será excluído.
• Deixo o link do seu blog no final do comentário.
• Não desrespeite ninguém.
• Todos serão respondidos e visitados.


Muito obrigada por visitar o Apatia e Lobos. ♥

Licença Creative Commons
Apatia & Lobos de Andria Von Keller está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://apatiaelobos.blogspot.com.br/p/em-caso-de-duvidas-criticas-sugestao.html.